A turma 1101 esteve envolvida no Projeto Trilhas, uma parceria do Governo
Federal e o Instituto Natura.
De forma geral, o projeto tem por finalidade
desenvolver a potencialidade leitora do aluno, estimulando-o com os livros de
literatura infantil e os jogos educativos enviados pelo projeto.
Acompanhe
algumas ações realizadas:
E. M. (06.25.023) Thomas Jefferson
QUADRO DE ATIVIDADES – PROJETO TRILHAS
PROFESSORA MATRÍCULA
Suellen da Rocha
Gomes 10/248.957-3
RESUMO DAS ATIVIDADES REALIZADAS
COM OS LIVROS DO
PROJETO TRILHAS
Histórias rimadas
1)Título:
Pêssego, pêra e ameixa no pomar
Atividades: Conhecer
o livro e brincar com as ilustrações; Ordenar as ilustrações enviadas no
projeto (fichas) observando a sequência de cenas da história; Listar
coletivamente nomes dos personagens e posteriormente lê-los; Identificar
oralmente as palavras que rimam; Ampliar vocabulário relacionando novas
palavras às rimadas anteriormente.
2) Título:
Fiz voar o meu chapéu
Atividade: Roda
de leitura
Poemas
3)
Título:
A arca de Noé (poemas trabalhados: “A casa”, “A porta”, “O elefantinho”, “A
pulga”, “As borboletas”)
Atividades: Observar a estrutura dos textos;
Reconhecer título dos poemas e os contextos que apresentam; Brincar com as
rimas; Ler trechos dos poemas; Localizar palavras; Ordenar versos dos poemas;
Ampliar vocabulário e a relação grafema/fonema.Parlendas
4) Título: Salada, saladinha
Atividades: Ler
texto memorizado; Localizar e identificar palavras das parlendas; Escrever
nomes de parlenda com alfabeto móvel.
Canções
Atividades: Sensibilização
na escuta das canções/cantigas de roda dos CD’s enviados pelo projeto.
Histórias Clássicas
5)
Título:
Chapeuzinho vermelho
Atividades:
Conhecer a história; Listar personagens da obra e ilustrá-los.
Histórias com repetição
Histórias com repetição
6)
Título:
Bruxa, bruxa, venha a minha festa
Atividades: Ler
trechos da história; Listar personagens da obra; Completar trechos da história
(principalmente quanto as personagens); Ordenar diálogos da história
selecionados previamente; Ler o livro publicamente.
7) Título:
O rei bigodeira e sua banheira
Atividades: Ler
trechos memorizados da história; Listar coletivamente personagens da história;
Ler o livro publicamente.
8)
Título:
Quer brincar de pique-esconde?
Atividades: Roda
de leitura.
Histórias com acumulação
9) Título: A casa sonolenta
9) Título: A casa sonolenta
Atividades:
Conhecer o livro; Ler trechos da história; Ordenar as ilustrações de algumas
cenas com as fichas enviadas pelo projeto; Escrever os nomes dos personagens
pela ordem de aparição.
10)
Título: O grande rabanete
Atividades: Roda
de leitura; Completar trechos da história.
·
Histórias de animais
11) Título: Cabritos, cabritões
11) Título: Cabritos, cabritões
Atividades:
Conhecer o livro; Encenar a história observando os momentos mais significativos
e reproduzir o diálogo dos personagens; Recontar a história recorrendo à
memória; Ordenar ilustrações das cenas da história; Produzir frases sobre os
personagens; Ampliar a relação grafema/fonema de palavras não canônicas.
Histórias com engano
12) Título: Os sete cabritinhos
Atividades: Ler
partes da história; Escrever nomes com alfabeto móvel.
RESUMO DAS ATIVIDADES REALIZADAS
COM OS JOGOS DO
PROJETO TRILHAS
- Jogo: Mercado
Realizado em
grupo para identificação da sílaba inicial e sua repetição. Os alunos com maior
dificuldade eram auxiliados pelos outros colegas do grupo e professora.
Questões de intervenção levantadas pela professora:
1) Qual é o
primeiro pedacinho (primeira sílaba) da compra que já está na sua sacola?
2) Por que você comprou
estes itens?
3) Você pode
trocar com o seu colega os itens da compra que ele fez? Por quê?
- Jogo: Nomes escondidos
Realizado em
grupo, favorecendo a colaboração entre os alunos. Reconhecimento sonoro e
visual de uma palavra contida em outra palavra de referência. Questões de
intervenção levantadas pela professora:
1) Que palavras
estão nas fichas azuis?
2) Que palavra
está escondida na ficha azul?
3) Como você fez
para encontrar o nome (palavra) escondido?
·
- Jogo: Batalha dos nomes
Realizado
primeiro oralmente (relembrando outras atividades similares já realizadas pela
turma) e posteriormente em duplas. Os alunos têm de identificar a quantidade de
sílabas das palavras apresentadas no jogo. Questões de intervenção levantadas
pela professora:
1) Que palavra
vocês está lendo?
2) Quantos
pedacinhos (quantas sílabas) ela tem?
3) E esta outra
palavra? Que palavra é esta e quantos pedacinhos (sílabas) ela tem?
4) Qual palavra
tem mais pedacinhos (sílabas)? Por quê?
- Jogo: Agrupando imagens
Realizado em
grupo para facilitar a colaboração entre os alunos. Estes devem refletir sobre
o sentido das palavras, agrupando as fichas apresentadas de acordo com o grupo
que pode ser formado por elas. Questões de intervenção levantadas pela
professora:
1) Por que vocês
agruparam estas imagens/palavras?
2) A que grupo
elas pertencem?
3) Podemos
trocar algumas imagens/palavras e tentar formar outro grupo? Por quê?
- Jogo: Descubra o invasor
Realizado
individualmente. Os alunos devem identificar o valor sonoro comum a três
figuras da cartela apresentada, estudando a sílaba inicial das palavras e reconhecendo
a figura invasora a sua cartela. Questões de intervenção levantadas pela
professora:
1) Que figuras
você tem na sua cartela?
2) Qual é a
sílaba que começa o nome desta figura? (apontar as figuras)
3) Qual é o
desenho invasor? Por quê?
- Jogo: Rimas
Realizado em
dupla. Reconhecendo o valor sonoro das palavras, os alunos devem identificar as
figuras cujos nomes rimem com a palavra que se já encontra na cartela do aluno.
Questões de intervenção levantadas pela professora:
1) Por que você
escolheu estas figuras/palavras para sua cartela?
2) O que elas
têm parecido?
- Jogo: Que brinquedo é esse?
Realizado
individualmente ou em duplas. Os alunos devem ler palavras e associá-las às
figuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário