terça-feira, 18 de setembro de 2012

"Primavera das Ideias! "


Nossa UE está participando da postagem colaborativa do blog Estudando e Navegando!

Seguindo as orientações da professora Raphaella Marques, criadora do blog acima,  bastava planejar uma aula criativa utilizando a magia da leitura e os recursos digitais

Sendo assim, as turmas 1101 e 1501 marcam presença nesta troca de experiências.... Vamos lá conhecer os resumos das aulas!?! 

Todos os detalhes serão postados, 
a partir do dia 21 de setembro, no blog

  • Turma 1101 

Literatura Infantil

Chapeuzinho Amarelo


1_ Leitura do texto Chapeuzinho Amarelo, pela professora.

2_ Incentivo à participação oral dos alunos sobre a compreensão do texto: a personagem principal, seus medos etc.


 3_ Realização da aula 4 de "Asas de Papel", relembrando o conto de Chapeuzinho Vermelho através das imagens mostradas no datashow.
4_ Marcando as diferenças entre o conto clássico e a releitura de Chico Buarque de Hollanda. Realizando o quiz da atividade 9 de "Asas de Papel" (com participação dos alunos na resposta do quiz no netbook).
5_ Assistindo o vídeo com sombras da atividade 16 de "Asas de Papel" para sintetizar a compreensão do texto como um todo.
6_ Partindo para alguns pontos sobre a escrita, realizar as atividades de escrita de alguns itens do texto nos slides elaborados pela professora (com a participação dos alunos no netbook).


7_ Conversando sobre os medos de Chapeuzinho Amarelo. Oralmente os alunos listam alguns dos medos da personagem no texto e assistem ao vídeo da atividade 10 de "Asas de Papel".

8_ Finaliza-se com o registro em cartolina dos medos dos alunos da turma (individualmente os alunos expõem um de seus maiores medos) e o manuseio do livro.


  • Turma: 1501  
                 

    Democracia: Direitos e deveres, exercício de cidadania

    1)   Cada grupo recebe uma folha a ser completada livremente... 

    a) Se a criança governasse o mundo, as pessoas…
    b) Se a criança governasse o mundo, o trânsito seria…
    c) Se a criança governasse o mundo, as guerras…
    d) Se a criança governasse o mundo, os pobres…
    e) Se a criança governasse o mundo, todas as crianças…
    f) Se a criança governasse o mundo, todas as famílias…
    g) Se a criança governasse o mundo, os programas de televisão…
    h) Se a criança governasse o mundo, a saúde seria…
    i) Se a criança governasse o mundo, a educação seria…
    j) Se a criança governasse o mundo, as árvores…





    2) Os alunos apresentam suas opiniões para a turma.




    3) Após a análise das propostas dos alunos, é feita a apresentação do livro "Se criança governasse o mundo", de Marcelo Xavier e a sua interpretação oral.

    4) Integração Língua Portuguesa e História: O que é democracia? Quais são os nossos direitos e deveres?


    5) Cartilha Digital sobre os  Direitos Humanos, de Ziraldo. http://portal.mj.gov.br/sedh/documentos/CartilhaZiraldo.pdf 

    6) Campanha eleitoral na sala de aula e escolha de candidatos a  “prefeito” e “vereadores”.

    7) A tabela de propostas dos candidatos é gerada no Word e projetada no quadro branco.

    PROPOSTAS DE CAMPANHA  2012
    Saúde

    Educação

    Segurança

    Trabalho

    Lazer

    Moradia


    8) Confecção do Título de Eleitor. (Cada aluno digita suas informações e o seu título é impresso)



    TÍTULO DE ELEITOR 
    E.M.THOMAS JEFFERSON 06.25.023
    ALUNO:
    TURMA:
    DATA DE NASCIMENTO:
    FILIAÇÃO: * PAI -
                      * MÃE-
    NATURALIDADE:
    ASSINATURA:
    10) Produção de texto:  HQ coletiva com fotos dos alunos candidatos da turma. Atividade produzida no Power Point.

    11) Eleição do “prefeito” e “vereadores” da turma.

    Não deixe de conhecer as aulas 

    completas, com mais fotos, 

    no blog http://estudandoenavegando.blogspot.com.br/

    Essa é a Thomas Jefferson

    um novo caminho, novas ideias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário