Nossa UE está participando da postagem colaborativa do blog Estudando e Navegando!
Seguindo as orientações da professora Raphaella Marques, criadora do blog acima, bastava planejar uma aula criativa utilizando a magia da leitura e os recursos digitais.
Sendo assim, as turmas 1101 e 1501 marcam presença nesta troca de experiências.... Vamos lá conhecer os resumos das aulas!?!
Todos os detalhes serão postados,
a partir do dia 21 de setembro, no blog
a partir do dia 21 de setembro, no blog
- Turma 1101
Literatura Infantil
Chapeuzinho Amarelo
1_ Leitura do texto Chapeuzinho
Amarelo, pela professora.
2_ Incentivo à participação oral
dos alunos sobre a compreensão do texto: a personagem principal, seus medos
etc.
3_ Realização da aula 4 de "Asas de Papel", relembrando o conto de Chapeuzinho Vermelho através das imagens mostradas no datashow.
4_ Marcando as diferenças entre o
conto clássico e a releitura de Chico Buarque de Hollanda. Realizando o quiz da
atividade 9 de "Asas de Papel" (com participação dos alunos na resposta do quiz
no netbook).
5_ Assistindo o vídeo com sombras
da atividade 16 de "Asas de Papel" para sintetizar a compreensão do texto como
um todo.
6_ Partindo para alguns pontos
sobre a escrita, realizar as atividades de escrita de alguns itens do texto nos
slides elaborados pela professora (com a participação dos alunos no
netbook).
7_ Conversando sobre os medos de
Chapeuzinho Amarelo. Oralmente os alunos listam alguns dos medos da personagem
no texto e assistem ao vídeo da atividade 10 de "Asas de Papel".
8_ Finaliza-se com o registro em
cartolina dos medos dos alunos da turma (individualmente os alunos expõem um de
seus maiores medos) e o manuseio do livro.
- Turma: 1501
Democracia: Direitos e deveres, exercício de cidadania
1) Cada grupo recebe uma folha a ser completada livremente...a) Se a criança governasse o mundo, as pessoas…b) Se a criança governasse o mundo, o trânsito seria…c) Se a criança governasse o mundo, as guerras…d) Se a criança governasse o mundo, os pobres…e) Se a criança governasse o mundo, todas as crianças…f) Se a criança governasse o mundo, todas as famílias…g) Se a criança governasse o mundo, os programas de televisão…h) Se a criança governasse o mundo, a saúde seria…i) Se a criança governasse o mundo, a educação seria…j) Se a criança governasse o mundo, as árvores…
2) Os alunos apresentam suas opiniões para a turma.
3) Após a análise das propostas dos alunos, é feita a apresentação do livro "Se criança governasse o mundo", de Marcelo Xavier e a sua interpretação oral.4) Integração Língua Portuguesa e História: O que é democracia? Quais são os nossos direitos e deveres?
5) Cartilha Digital sobre os Direitos Humanos, de Ziraldo. http://portal.mj.gov.br/sedh/documentos/CartilhaZiraldo.pdf6) Campanha eleitoral na sala de aula e escolha de candidatos a “prefeito” e “vereadores”.7) A tabela de propostas dos candidatos é gerada no Word e projetada no quadro branco.PROPOSTAS DE CAMPANHA 2012SaúdeEducaçãoSegurançaTrabalhoLazerMoradia8) Confecção do Título de Eleitor. (Cada aluno digita suas informações e o seu título é impresso)
TÍTULO DE ELEITOR
E.M.THOMAS JEFFERSON 06.25.023ALUNO:TURMA:DATA DE NASCIMENTO:FILIAÇÃO: * PAI -* MÃE-NATURALIDADE:ASSINATURA:10) Produção de texto: HQ coletiva com fotos dos alunos candidatos da turma. Atividade produzida no Power Point.11) Eleição do “prefeito” e “vereadores” da turma.Não deixe de conhecer as aulas
completas, com mais fotos,
no blog http://estudandoenavegando.blogspot.com.br/
Essa é a Thomas Jefferson,
um novo caminho, novas ideias!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário